sexta-feira, 25 de maio de 2012

Sony entra com processo de patente... e vocês não vão acreditar.

Qual o tamanho do máximo do absurdo? Até onde companhias podem ir para obter lucros às custas de jogadores?

A Sony Computer Entertainment America entrou com um pedido de patente alguns meses atrás (que vazou recentemente) que pode responder a essas perguntas extremamente delicadas nos próximos tempos.

Patente que me refiro diz basicamente o seguinte: você está tranquilo jogando seu jogo. De tempos em tempos, uma mensagem irá aparecer na sua tela "Atenção, o jogo irá parar em alguns momentos". Depois uma tela com um ANÚNCIO aparece, como se fosse uma propaganda de TV, e após um tempo ele desaparece, te jogando de volta ao game, com aviso prévio.

Certo. Respirem.

Agora respondam as perguntas que fiz ali em cima.

Isso é divertido? É uma piada o que a Sony quer fazer? Porque se isso foi só para "proteger" a idéia, então ela sabe que alguém mais pode fazer. Microsoft, Nintendo... penso em tantos nomes que poderiam ter essa ideia e colocar em prática que daria para preencher um caderno.

Só para citar algumas características desse absurdo, há a possibilidade (eu li, está lá nos artigos 0027 e 0028) de isso ocorrer em jogos Single Player e Multiplayer. Supondo que Counter Strike fosse da Sony. Você está prestes a dar aquele headshot no Terrorist que está implantando a bomba. Então, um anúncio de uma marca famosa de refrigerantes entra e tira sua concentração. Sim, isso é sério.

Se isso for pra frente e eu ver uma mísera propagandinha, pode ter certeza, eu entro com um processo, pois não pagarei para ter propaganda no meu jogo. Se a empresa quiser, que venha me pagar e colocar um anúncio. Não ligo em ver uma propaganda da Mountain Dew em "Rush 2 - Extreme Race in USA" ou da Adidas em um FIFA. Estou ciente dessas coisas. Mas interromper meu jogo é outra história.

O absurdo que li veio daqui: The Sixth Axis

Um comentário:

  1. D:
    Nem sei o que falar D:

    Espero que não vire realidade e fique só no campo de patente pra poder meter um processo depois pra ganhar verba caso alguém leve uma manga na cabeça e tenha a mesma ideia.

    ResponderExcluir